quinta-feira, 21 de março de 2013

Um comentário sobre: Poluição do ar


 

Atualmente, quase todos as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo.
Tudo isso começou durante o século XVIII com a revolução industrial, a queimada do carvão mineral era despejado diariamente na atmosfera das cidades europeias, toneladas de poluentes começou a fazer parte da vida daquela população.
Hoje, podemos ver que nada mudou, a poluição continua com uma frequência maior ainda, pois na atmosfera de todas as grandes cidades do mundo não é despejado apenas a queimada do carvão mineral, mas também a queimada de derivado do petróleo como a gasolina e o diesel (combustíveis fosseis), lançando uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono no ar.
 Estes dois combustíveis são essenciais para geração de energias que alimenta os setores industriais, elétricos e de transportes, tornando extremamente difícil deixar de lado.
Infelizmente milhares de pessoas são afetadas por consequências destas queimadas, doenças respiratórias como: bronquite, rinite alérgica, alergia, asma levam muitas pessoas para o hospital todos os anos. A poluição prejudica também o ecossistema e os patrimônios históricos. Como fruto da poluição a chuva ácida destrói plantas, agriculturas e animais.
Apesar de todas estas negatividades, o homem tem procurado um meio de como amenizar esta poluição, ou melhor, este crime ao meio ambiente e ao próprio homem com pesquisas, produzindo maquinas e combustíveis menos poluentes ou que não geram poluição, automóveis que já estão utilizando gás natural como combustível, estão estudando para que em um futuro bem próximo os carros possam andar com um combustível que libere apenas vapor de água na atmosfera.
Portanto, o avanço da tecnologia é preciso e benéfico quando bem criado e utilizado, para isso é preciso muito estudo para que os benefícios não sejam apenas para uma pequena parte e deixando grandes malefícios para esta geração e outras que virão. 

Um comentário:

  1. Vamos avançar na tecnologia e na produção industrial, porém, precisamos cuidAR do nosso AR e de nosso Meio Ambiente.

    ResponderExcluir