quinta-feira, 21 de março de 2013

Conceito de Educação Ambiental



 
Fonte: www.mun-aljustrel.pt
No dia 17 de janeiro de 2013, o professor de Educação Ambiental, Saulo Seiffert, dividiu a turma em dois grupos para que cada um, desse um conceito sobre Educação Ambiental. Cada grupo tinha um aluno que era o mediador, que perguntava dos componentes de seu grupo, o que seria no seu ponto de vista educação ambiental, no qual cada um deu sua opinião. Enquanto o grupo 1 falava o grupo 2 observava criteriosamente suas respostas. Depois de o mediador ouvir todas as respostas, eles chegaram a seguinte conclusão: “É um conjunto de competências voltadas para o meio ambiente que englobam atitudes, habilidades e conhecimentos sobre o meio natural e social para o bem-estar de todos”. 

Em seguida foi a vez do grupo 2, a mediadora desse grupo fez um pouco diferente do que o mediador do primeiro grupo, em vez de ela perguntar um por um ela deixo que cada um ficasse livre para dar sua opinião sobre conceito ambiental. E depois de um bom tempo chegamos a conclusão que: “A Educação Ambiental visa formular ações conscientes integrando sociedade e ambiente, buscando o desenvolvimento sustentável”.

Este debate foi feito com acadêmicos de Ciências Naturais da Universidade Federal do Amazonas, e acredito que foi muito proveitoso, pois cada um pode se expressar dando suas opiniões, e vimos que numa mesma turma teve dois conceitos diferentes.
 Por Diana Carneiro
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário