quinta-feira, 21 de março de 2013

Problemas Ambientais

Os problemas ambientais estão em toda parte, e o nosso planeta a cada dia vai passando por várias mudanças que não prejudica só o meio ambiente mais sim o ser humano.
Com isso foi passado dois videos totalmente difrente, mais que tem algo em comum, que é o problema ambiental. Em seguida fiz uma redação sobre o conteúdo dos vídeos e depois entreguei minha redação a uma colega para que a mesma faça uma análise do meu texto e depois fiz uma análise argumentativa sobre meu texto e análise da minha colega.

Video 1

Vídeo 2 

Os Problemas Ambientais


Hoje em dia temos enfrentado diversos desastres da natureza que prejudica muito a sociedade humana, são enchentes, tempestades, furacões, terremotos e outros acontecimentos que deixam muitos de nós preocupados. Mais acontece isso? De quem é a culpa? Vendo e analisando os vídeos passados em sala de aula, fiz a seguinte observação.
No primeiro vídeo mostra o homem querendo aproveitar de forma ilegal as vantagens da natureza, desmatando e matando animais para consumo próprio, e por causa dessa atitude ele acaba se auto prejudicando, num lugar onde existia plantas e águas em abundância, aos poucos vai sumindo por que o homem constrói prédios, fábricas, máquinas, automóveis que gera mais poluição, tornando nosso planeta mais sujo e poluído, surgindo doenças que matam.
Quando vi o segundo vídeo fiquei mais assustada ainda, um especialista em climatologia, fala sobre os efeitos climáticos e dá sua opinião sobre esses possíveis problemas ambientais, e também justifica que para mim não convence, porque ele afirma que tudo que sabemos e vemos acontecer hoje no mundo não passa de mito. Sabemos que ele tem conhecimentos científicos e o que sabemos e aprendemos também são formados em uma base científica, mas então quem está a falando a verdade? Todos nós sabemos que a ciência vive em mudança e que precisamos sempre estar atentos, mais não acredito que o efeito estufa seja um mito, por que nossa realidade só nós mostra o contrário.
Por fim concluo que ambos os vídeos tem uma abordagem em comum, que são os problemas ambientais. Eles estão ai e o ser humano, precisa estar atento, precisa conserva mais o planeta em que vive para a nossa futura geração.
Análise da minha colega
Diante dos vídeos em questão observamos duas situações; na primeira temos uma forma individualista e inconsequente de se obter proveito da natureza, onde o agente principal do vídeo só se preocupa em obter lucro sem pensar nem medir as consequências para si e principalmente às futuras gerações. Já o segundo trata-se de um especialista, que afirma com toda certeza ser mito o aquecimento global. Sem dúvida este tema polêmico levanta muitas dúvidas e também sabe-se que suas palavras haverão de influenciar a muitos na maneira de pensar, mas não podemos descartar os fatos e estudos já feitos e testados que nos mostram ao contrário da narrativa feita pelo climatologista. Cada indivíduo terá então que verificar as propostas, avaliar os seus pontos positivos e negativos e decidir qual teoria seguir, levando em conta o bem estar socioambiental.
Dado: Ser a favor ou contra.
Garantia: Narrativa feita pelo climatologista; Estudos feitos sobre o aquecimento global.
Apoio: Influência no modo de pensar; Comprovamentos científicos.
Qualificador: Polêmicas e dúvidas.
Conclusão: Decisão pessoal a partir dos pontos positivos e negativos que produzam bem estar socioambiental.
Minha Análise
Analisando tudo que foi descrito aqui vejo que o segundo vídeo trouxe muita polemica, pois muitos ainda não acreditam que o efeito estufa é mito, mesmo que um especialista em climatologia comprovasse. Mais na verdade ninguém sabe ao certo, de que lado a verdade, se é do climatologista ou do que todo mundo ver e ouve falar do efeito estufa. Mais acredito que a resposta pode estar bem na nossa cara, pois o primeiro vídeo mostra claramente que, tendo ou não o efeito estufa, o principal causador de problemas ambientais é o próprio homem, e isso que o primeiro vídeo quis mostrar. É preciso rever nossos conceitos pois o próprio prejudicado pode ser nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário